Faz hoje 34 anos

Que morreu Maria Callas.

 

 

Entrevista a Maria Callas:

Entrevista à cantora Giulietta Simionato:

Joan Sutherland sobre Maria Callas:

Existem coisas que não se explicam e o meu fascínio pela Maria Callas desde tenra idade é uma dessas sem explicação. Esteve, de certa forma, sempre presente nos melhores e piores momentos da minha existência. Esta sua interpretação de “Oh mio Bambino Caro” estará sempre presente na minha história.

Lisboa Pré 1755

City and Spectacle: A Vision of Pre-Earthquake Lisbon from Lisbon Pre 1755 Earthquake on Vimeo.

O Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora está a desenvolver um projecto de reconstituição da Lisboa pré terramoto de 1755. Segundo os próprios:

“O projecto City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon visa recriar virtualmente, a partir da plataforma de mundos virtuais Second Life®, a memória da Lisboa destruída pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755, dando corpo a um modelo de laboratório de investigação em história da cidade. A estreita articulação entre as duas componentes científicas – histórica e tecnológica – permite recriar uma realidade histórica (urbana, arquitectónica e social) desaparecida e que até ao presente se confinava ao quadro de relativa abstracção da palavra escrita e ao carácter bidimensional de mapas, desenhos e gravuras.”

Mais informações no site: http://lisbon-pre-1755-earthquake.org/