Culinária

Para quem tem curiosidade em saber o que comiam os nossos antepassados:

Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues editado em 1821 – Arte de cozinha dividida em quatro parte, a primeira trata do modo de cozinhar vários guisados de todo o género de carnes, conservas, tortas, empadas e pasteis. A segunda de peixes, mariscos, frutas, hervaa (sic), ovos, lacticínios, doces e conservas do mesmo género. A terceira de preparar a mezai (sic) em todo o tempo do anno, para hospedar príncipes e embaixadores. A quarta de fazer pudins e preparar massas.

Cozinheiro moderno ou nova arte de cozinhar, onde se ensina pelo methodo mais fácil

disponíveis para download no site da Biblioteca Nacional!

via Outras Comidas

Muamba de ginguba

Conheci a Celina Pereira em 2007 num encontro de artistas da Fundação Yehudi Menuhin, passei uma tarde deliciosa a ouvi-la contar histórias, ensinou-me muito sobre a importância da voz no ensino da música a crianças carenciadas.

Hoje vi esta receita que ela cozinhou para a Sapo e não resisti em partilhar, tem um óptimo aspecto, se bem que eu confesso que fico um bocadinho de pé atrás em relação à manteiga de amendoim, no entanto irei experimentar, porque se a cozinha dela for tão honesta quanto a experiência de vida que partilha com tanto carinho,será certamente um pitéu.