Manuela Ferreira Leite

Na tentativa de homenagear pessoas vivas, vou começar a homenagear as minhas “idolos” nacionais, sendo que a primeira é normalmente uma pessoa polémica, mas posso dizer que é a mulher que mais admiro politicamente, gosto do seu carácter forte e decidido, e embora em tempos tenha sido contra algumas das suas ideias, como por exemplo a PGA (Prova Geral de Acesso), hoje em dia penso que foi uma idiotice ter acabado com ela (estando eu entre os idiotas que a contestaram).

Aqui fica a minha mais sentida homenagem a uma grande mulher: Manuela Ferreira Leite

Maria Manuela Dias Ferreira Leite, governante e parlamentar portuguesa, é filha de Carlos Eugénio Dias Ferreira e de Julieta de Carvalho e nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1940.
Licenciou-se em 1963 em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras com a média final de 16 valores. Obteve os prémios “ex-aequo” concedidos ao “aluno mais distinto do curso”, ao “aluno mais classificado do curso de Economia” e ao “aluno mais classificado na cadeira de Política Ultramarina”.
Iniciou o percurso governativo em
1990 como Secretária de Estado do Orçamento até 1991 seguindo-se o cargo de Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento de onde cessou funções em 1993 para assumir a pasta da Educação, onde, como Ministra, mostrou firmeza em relação aos estudantes, faceta pela qual viria a ser sempre conhecida. Exonerou funções em 1995 quando o Partido Social Democrata (PSD) perdeu as eleições para o Partido Socialista (PS). Regressou à vida parlamentar, a qual já tinha suspendido entre 1991 e 1995 para assumir funções no Executivo. Durante o período de 1995 a 1999 presidiu à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano da Assembleia da República. Em 2002, e após a vitória do PSD nas eleições legislativas antecipadas por força da demissão do anterior Primeiro-Ministro, António Guterres, regressa ao Governo chefiado por Durão Barroso onde encontra uma situação orçamental grave e dá a cara a uma série de decisões impopulares e pela sua competência e firmeza adquire a alcunha, numa alusão a Margaret Thatcher, de Dama de Ferro. Manteve-se no Governo até 2004, altura em que Durão Barroso pede a demissão para presidir à Comissão Europeia. Não concordando com a nova liderança do Partido e Primeiro-Ministro, Pedro Santana Lopes, afasta-se da vida política activa e regressa ao cargo no Banco de Portugal.

2 thoughts on “Manuela Ferreira Leite

  1. Bem quanto à Dra. Leite, ela é uma mulher de ferro e com muita firmeza. Julgo que o seu problema é que só quiz cortar na despesa pública e recorrer a receitas extraordinárias e não avançou logo com a reforma da administração pública, em vez disso pôs-se a fazer estudos. Também acho que não soube escolher bem a sua equipa ministerial.cb

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *