Maria Augusta Barbosa (1912-2012)

Faleceu hoje a mãe da Musicologia portuguesa, todos nós estamos-lhe eternamente gratos.

“Maria Augusta Barbosa investiu no estudo grande parte do seu longo tempo. Aos 31 anos, após a conclusão dos cursos superiores de Piano e de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa, concluiu a sua licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Humboldt de Berlim e aos 58, em 1970, obteve o grau de Doctor Philosophiae, área de Ciências Musicais, na Universidade de Colónia. Foi, deste modo, a primeira pessoa em Portugal a ser obter o grau académico de Doutor em Ciências Musicais.

No Conservatório Nacional fez duas etapas: a primeira, por força da II Grande Guerra, durante 13 anos, aceitando um convite do Director, Dr. Ivo Cruz, e a segunda, durante 9 anos, compelida pelo Director Geral do Ensino Superior a regressar ao país.

O resto da sua vida, foi o ensino universitário: primeiro, na Universidade Nova de Lisboa, onde aliás viu reconhecido o seu doutoramento, e onde criou a primeira licenciatura em Ciências Musicais em Portugal, aí permanecendo até à sua jubilação (1983), e logo, gratuitamente, na Universidade de Coimbra e na Universidade de Lisboa, prestando ainda notável contributo na Universidade Autónoma e na Universidade Lusíada. E foi em plena actividade nas Universidades de Coimbra e Lusíada que viu chegar ao fim, em 2001, aos 89 anos, inesperadamente para ela, a sua carreira universitária.”

in Newsletter Universidade de Coimbra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *